quarta-feira, 23 de março de 2011

Perído Literário : "Romantismo"

Definição para Romance e romance
A definição de Romance se trata de um estilo de época, uma escola literária, surgida no século XVIII e que no Brasil teve representantes como Jose de Alencar (prosa), Alvares de Azevedo (prosa e poesia), etc.
Já o romance é um gênero literário como, por exemplo, um tipo de texto.
Influências das Revoluções Industrias e Francesas para o surgimento do Romantismo
O romantismo esta ligado a dois acontecimentos: a revolução francesa e revolução industrial, responsáveis pela formação da sociedade burguesa. Depois da revolução francesa(1787-1789),seguiu-se uma época de rápidas e profundas mudanças no mundo europeu.
A revolução industrial gerou novos investimentos que buscavam solucionar os problemas técnicos decorrestes do aumento da produção.
Após a revolução francesa, o absolutismo entrou em crise, cedendo lugar ao liberalismo (doutrina fundamentada na crença da capacidade individual do homem).
Com isso, Almeida Garrett acaba por exilar-se na Inglaterra, onde entra em contato com a Obra de Lord Byron e Scott. Ao mesmo tempo, por estar presenciando o Romantismo inglês, envolve-se com o teatro de William Shakespeare.
Em 1825, Garrett publica a narrativa Camões, inspirando-se na epopéia Os Lusíadas. A narrativa deste autor, é uma biografia sentimental de Camões.
A burguesia preparou terreno para o Romantismo. Por que? Qual a relação entre a ideologia  Burguesa e a estética Romântica
O processo social e econômico da burguesia, portanto preparou o terreno para que surgisse um fenômeno cultural baseado na liberdade de criação e expressão e na supremacia do individuo, que não mais obedece a padrões preestabelecidos.
·        A relação entre a ideologia Burguesa e a estética romântica é que ambas usam os sentimentos para traduzir tudo aquilo o que realmente sentimos. Prezavam-se a liberdade, ou seja, sem regras e modelos para serem seguidos.


Componentes que resumem o processo criativo dos românticos
Foi um estilo rico, diversificado e muitas vezes contraditório, dependendo do escritor e do local em que se manifestou. Três componentes básicos resumem o processo criativo dos românticos: paixão, emoção e liberdade, todos relacionados a uma subjetividade tão forte como nunca se tinha se notado na arte ocidental.
Citação e explicação das características básicas dos textos românticos
Neste período a criação artística deveria nascer da parte mais sensível e pura do ser humano, do mundo dos sentimentos, o artista romântico passou a considerar o “eu” como centro do universo, gerando assim, uma das características básicas desse estilo da época – o Individualismo.
Dentro dos textos românticos as características mais comuns eram:
  • Liberdade de criação: Postura diante da arte da vida;
  • Sentimentalismo: O romântico acredita-se que é através dos sentimentos que se consegue traduzir tudo aquilo que se tem dentro de si;
  • Supervalorização do amor: O amor fora considerado a coisa mais importante da vida, entrando em oposição a Burguesia, pois valorizavam o dinheiro. Obtêm-se a LOUCURA, a MORTE ou o SUICIDIO através da perda do amor.
  • Idealização da mulher: está é divinizada, cultuada, pura, envolta, virgem.
  • Mal-do-século: é a ideia que o espírito humano busca sempre a perfeição, a totalidade e o desajuste do individuo na sociedade burguesa; pessimismo em relação a sociedade e a si mesmo; busca do isolamento, da solidão.
  • Evasão: Volta-se ao passado histórico, no caso a idealização da Idade Média, como época de estabilidade política e social.
·        Individualismo: O homem burguês deu livre expressão a seus sentimentos e emoções mais íntimos.   
·        Feição anticlássica: A estética romântica proclamou a liberdade individual do artista. 
·        Fuga da realidade: A insatisfação com o mundo leva o romântico a fugir da realidade, expressando suas obras de várias maneiras: fuga para a natureza, fuga para o passado, fuga para o interior de si mesmo, fuga para o lado noturno de vida, para o misticismo, o sobrenatural, o sonho, a loucura ou a própria morte. 
·        Nacionalismo: O nacionalismo romântico floresce, e propaga a ideia de que cada povo é único e criativo, e expressa seu gênio na linguagem, na literatura, nos monumentos e tradições populares.


Contexto histórico específico do Romantismo Portugues (Principais obras e autores)

O Romantismo floresceu em todos os países ocidentais. Em Portugal, a tendência se desenvolveu a partir de 1836, nessa época o país passava por uma profunda crise econômica, política e social. 

A situação do país se agravava com a invasão de Napoleão e a independência econômica do Brasil, em 1820, iniciou-se uma revolução liberal para a modernização do país. 
Em 1836, as idéias românticas começaram a fluir, foram levadas da França e da Inglaterra pelos emigrados durante a revolução. 
Há três momentos distintos no desenvolvimento do Romantismo português:
·                               1º Romantismo (ou primeira geração): atuante entre os anos de 1825 e 1840, ainda bastante ligado ao Classicismo, contribui para a consolidação do liberalismo em Portugal, Os ideais românticos dessa geração estão embasados na pureza e originalidade. Principais escritores: Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Antônio Feliciano de Castilho.
·                               2º Romantismo (ou segunda geração): também conhecido como Ultra-Romantismo, marcado pelo exagero, desequilíbrio, sentimentalismo, prevalece até 1860. Principais escritores: Camilo Castelo Branco e Soares Passos.
·                               3º Romantismo ( ou terceira geração): de 1860 a 1870, é considerado momento de transição, por já anunciar o Realismo. Traz um Romantismo mais equilibrado, regenerado (corrigido, reconstituído). Principais escritores: João de Deus, na poesia, e Júlio Dinis, na prosa.


Almeida Garrett: Camões (1825), Dona Branca (1826), Adozinda (1828), Catão (1828), Romanceiro (1843), Cancioneiro Geral (1843), Frei Luis de Sousa (1844), Flores sem Fruto (1844), D’o Arco de Santana (1845), Folhas Caídas (1853);
Alexandre Herculano: Eurico, o presbitério, O monge de Cister, O bobo, Lendas e narrativas;
Antônio Feliciano de Castilho: artas de Eco e Narciso (1821), A Primavera (1822), Amor e Melancolia (1828), A Chave do Enigma, A Noite do Castelo (1836), Os Ciúmes do Bardo (1836), Crónica Certa e muito Verdadeira de Maria da Fonte (1846), Felicidade pela Agricultura (1849), Escavações Poéticas (1844), Presbitério da Montanha, Quadros da História de Portugal (1838), O Outono (1863).
Camilo Castelo Branco: Pundonores desagravados, Novelas: Anátema,A queda de um anjo, Onde está a felicidade?, Amor de Perdição, Amor de Salvação,Coração, cabeça e estômago, Novelas do Minho, Eusébio Macário, A coruja, A brasileira de Prazins.
Soares dos Passos: composição mais conhecida é O Noivado do Sepulcro.
João de Deus: Em 1893 publicou a coletânea poética Campo de Flores, incluindo-se nesta duas obras anteriores: Flores do Campo e Folhas Soltas. 
Júlio Dinis: "Uma Família Inglesa" (1868), "Serões da Província" (1870), "Os Fidalgos da Casa Mourisca" (1871), "Poesias" (1873) e "Teatro Inédito" (1946). 


Contexto histórico especifico do Romantismo no Brasil, inclusive características

A Independência é o principal fato político do século 19 e vai determinar os rumos políticos, econômicos e sociais do Brasil até a Proclamação da República (1889). Merece destaque também o Segundo reinado, em que o país conheceu um período de grande desenvolvimento em relação aos três séculos anteriores. Apesar disso tudo, o Brasil continuou um país fundamentalmente agrário, cuja economia se baseava no latifúndio, na monocultura e na mão de obra escrava.


Ênfase para as 3 fases do Romantismo Brasileiro (poesia), com seus principais autores e obras

Na poesia, distinguem-se três fases, as chamadas gerações românticas:
·         Indianismo - uma das formas mais significativas do nacionalismo romântico. o índio é um ser idealizado (nobre, valoroso, fiel), apesar disso demonstra a valorização das origens da nacionalidade.
·         Mal do século - voltando-se inteiramente para dentro de si mesmos, esses poetas expressavam em seus versos pessimistas um profundo desencanto pela vida. Muitos marcados pela tuberculose, mal que deu nome à fase.
·         Condoreirismo - poesia social e libertária que reflete as lutas internas da segunda metade do reinado de D. Pedro II.
  Principais poetas e obras Indianismo:
  Gonçalves de Magalhães: Suspiros Poéticos e Saudades (1836); Urânias (1862); Cânticos Fúnebres (1864).
    Gonçalves Dias:"I Juca Pirama", "Canção do Tamoio", “Os Timbiras”,"Leito de folhas verdes", "Se se morre de amor", "Como? És tu?", "Ainda uma vez - adeus!", "Seus olhos","Canção do Exílio","O mar","A noite" e "A tarde".
Principais poetas e obras mal do século:
·         Alvarez de Azevedo: "O Conde Lopo","Poema do Frade","Liras dos vinte anos","Macário"e "Noite na Taverna".
·         Junqueira Freire: Inspirações do claustro (1855) e Contradições poéticas (data incerta).
·         Casimiro de Abreu: Primaveras.
·         Fagundes Varela: Noturnas (1861), O Estandarte Auriverde (1863), Vozes da América (1864), Cantos e Fantasias (1865), Cantos Meridionais (1869), Cantos do Ermo e da Cidade (1869), Anchieta ou Evangelho na Selva (1875), Diário de Lázaro (1880), Cantos Religiosos (1878).

Principais poetas e obras condoreirismo:

·         Castro Alves: "Espumas Flutuantes" (1870)"A Cachoeira de Paulo Afonso" (1876)"Os escravos" (1883)
  • Tobias Barreto: Que Mimo (1874)O Gênio da Humanidade (1866)A Escravidão (1868)Amar (1866)Glosa (1864)
Ênfase para as 4 tendências da prosa no Romantismo Brasileiro
Romance urbano 

Ambientado na corte, o romance urbano caracteriza-se pela crônica de costumes, retratando a vida social da época. A pequena burguesia é apresentada sem grande aprofundamento psicológico, visto que a sociedade brasileira, ainda pouco urbanizada, não propicia análises de suas relações sociais pouco variadas. Cenas de saraus, bailes, passeios ao campo, etc. alternam-se com complicações de caráter social e moral, como casamentos, namoros, bisbilhotices, etc. 
São romances urbanos: A Moreninha, O Moço Loiro, A Luneta Mágica, de Joaquim Manuel de Macedo; Memórias de umSargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida; Diva, Lucíola, Senhora, A Pata da Gazela, Cinco Minutos e A Viuvinha, de José de Alencar. 

Romance regionalista 

O ambiente rústico, rural é focalizado. A atração pelo pitoresco leva o escrito romântico a pôr em evidência tipos humanos que vivem afastados do meio citadino. Isso observamos nos livros: O Cabeleira, de Franklin Távora; O Sertanejo, de José de Alencar; O Garimpeiro, A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães; Inocência, de Visconde de Taunay. 

Romance histórico 

Está ligado, pelo assunto, ao romance de “capa e espada”; revela o gosto pelo suspense e a ênfase à vingança punitiva. Há uma volta ao passado histórico, medieval. Apesar da influência estrangeira, pouco a pouco o romancista volta-se para a reconstituição do clima nacional; procura ser fiel aos hábitos, instituições e modus vivendi. 



Romance indianista
O romancista procura valorizar as nossas origens. Há a transformação das personagens em heróis, que apresentam traços do caráter do bom selvagem: valentia, nobreza, brio. Essa tendência do romance romântico encontramos nas obras: O Guarani, Iracema e Ubirajara, de José de Alencar.

Um comentário:

  1. Muito interessante e explicativo esse resumo sobre o movimento Romântico literário...aprovado! 👏

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